A Mata Atlântica é uma formação vegetal brasileira . Acompanha o litoral do país do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte (regiões meridional e nordeste). Nas regiões Sul e Sudeste chegava até Argentina e Paraguai . Em função do desmatamento, principalmente a partir do século XX , encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínuos, a biodiversidade de seu ecossistema é uma dos maiores do planeta. Cobria importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro , e era contínua com a Floresta Amazônica . Foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul , em especial no Brasil .
A área de domínio (área cuja vegetação clímax era esta formação vegetal) abrangia total ou parcialmente 17 estados:
- Alagoas , cobria originalmente 52% da área do estado.
- Bahia , 31%
- Ceará , 3%
- Espírito Santo , 100%
- Goiás , 3%
- Mato Grosso do Sul , 14%
- Minas Gerais , 45%
- Paraíba , 12%
- Paraná , 97%
- Pernambuco , 18%
- Piauí , 9%
- Rio de Janeiro , 99%
- Rio Grande do Norte , 6%
- Rio Grande do Sul , 47%
- Santa Catarina , 99%
- São Paulo , 80%
- Sergipe , 32%
A área original era 1.290.692,46 km², 15% do território brasileiro.
Atualmente o remanescente é 95.000 km², 7,3% da área original.
Formações do Domínio da Mata Atlântica
Definidas pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) em 1992:- Floresta Ombrófila Densa
- Floresta Ombrófila Mista
- Floresta Ombrófila Aberta
- Floresta Estacional Decidual
- Floresta Estacional Semidecidual
- Mangues
- Restingas
- Campos de Altitude
- Brejos Interioranos
- Encraves Florestais do Nordeste
A proteção do CONAMA se estende não só à mata primária, mas também aos estágios sucessionais em áreas degradadas que se encontram em recuperação. A mata secundária é protegida em seus estágios inicial, médio e avançado de regeneração.
Hoje, praticamente 90% da Mata Atlântica em toda a extensão territorial brasileira está totalmente destruída. Do que restou, acredita-se que 75% está sob risco de extinção total, necessitando de atitudes urgentes de órgãos mundiais de preservação ambiental às espécies que estão sendo eliminadas da natureza aceleradamente. Os remanescentes da Mata Atlântica situam-se principalmente nas Serras do Mar e da Mantiqueira, de relevo acidentado.
A biodiversidade da Mata Atlântica é maior mesmo que a da Amazônia . Há subdivisões da mata, devidas a variações de latitude e altitude. Há ainda formações pioneiras, seja por condições climáticas, seja por recuperação, zonas de campos de altitude e enclaves de tensão por contato. A interface com estas áreas cria condições particulares de fauna e flora.
A vida é mais intensa no estrato alto, nas copas das árvores, que se tocam, formando uma camada contínua. Algumas podem chegar a 60 m de altura. Esta cobertura forma uma região de sombra que cria o microclima típico da mata, sempre úmido e sombreado. Desta forma, há uma estratificação da vegetação, criando diferentes habitats nos quais a diversificada fauna vive. Conforme a abordagem, encontram-se de seis a onze estratos na Mata Atlântica, em camadas sobrepostas.
Da flora, 55% das espécies arbóreas e 40% das não-arbóreas são endêmicas (ocorrem apenas na Mata Atlântica). Das bromélias , 70% são endêmicas dessa formação vegetal, palmeiras , 64%. Estima-se que 8 mil espécies vegetais sejam endêmicas da Mata Atlântica.
Observa-se também que 39% dos mamíferos dessa floresta são endêmicos, inclusive mais de 15% dos primatas , como o mico-leão-dourado . Das aves 160 espécies, e dos anfíbios 183, são endêmicas da Mata Atlântica.
É possível que muitas espécies tenham sido extintas sem mesmo terem sido catalogadas. Estima-se que 171 espécies de animais, sendo 88 de aves, endêmicas da Mata Atlântica, estão ameaçadas de extinção. Segundo o relatório mais recente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, entre essas espécies estão o muriqui, mico-leão-dourado, bugio, tatu, tamanduá, entre outros.
Recordes mundiais da Mata Atlântica
- 454 espécies de árvores por hectare – no Sul da Bahia .
- Animais: aproximadamente 1.600.000 espécies, incluindo insetos
- Mamíferos , aves , répteis e anfíbios : 1361 espécies, 567 endêmicas
- 2 % de todas as espécies do planeta somente para estes grupos de vertebrados
Isto é um artigo publicado pelo SOS MAta Atlântica? Meu tcc é numa área de Mata Atlântica, então gostaria saber mais informações, onde posso encontrar? Abraço.
ResponderExcluiroi luciana.
ResponderExcluiraqui é o fernando. tenho bastante material escreve um email pra forsaken_bra@hotmail.com que posso te passar.
tranquilo?
abraco